Supervisores da Classificação - Provas de Aferição e Exames Nacionais
A supervisão da classificação tem como principal objectivo aumentar a fiabilidade da classificação das Provas de Aferição e dos Exames Nacionais. Este é um factor determinante para a satisfação dos padrões de qualidade na avaliação educacional, uma vez que se pretende garantir uma aplicação rigorosa, por parte de todos os classificadores, dos critérios de classificação definidos.
Em 2008, são objecto de supervisão: a classificação das Provas de Aferição dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Língua Portuguesa e Matremática), dos Exames Nacionais do 3.º Ciclo do Ensino Básico (Língua Portuguesa e Matemática) e dos Exames Nacionais de Nível Secundário das disciplinas de Matemática A e B, Física e Química A, Biologia e Geologia, História A e Português.
Supervisores da Classificação - mais informação
Formação de Supervisores da Classificação - Calendário 2007/2008
Dispensa para formação - Despacho do Secretário de Estado da Educação
Avaliação da Oralidade em Língua Estrangeira
Ciente da importância da avaliação da expressão oral no processo de ensino/aprendizagem das Línguas Estrangeiras, o GAVE tem vindo, nos últimos anos, a desenvolver um projecto de avaliação da oralidade, no âmbito do qual têm sido criados e experimentados, com a colaboração de professores em escolas do ensino secundário, instrumentos de avaliação estandardizada da componente oral. O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas constitui um dos principais documentos orientadores deste projecto, nomeadamente no que respeita à elaboração de categorias e descritores de nível de desempenho.
O reconhecimento da importância da oralidade no processo de ensino/aprendizagem encontra-se bem evidenciado na instituição, no âmbito dos Cursos Científico-Humanísticos, de momentos formais de avaliação da componente da oralidade na disciplina de Língua Estrangeira, correspondendo a um peso de 30% (Portaria n.º 1322/2007, de 4 de Outubro), para além da obrigatoriedade de realização de uma prova oral no exame de equivalência à frequência nas Línguas Estrangeiras.
Mais informação sobre este projecto
Formação de Professores-Examinadores - Calendário 2007/2008
Dispensa para formação - Despacho do Secretário de Estado da Educação